Aproveitando todo o Brócolis

Olá divas(os) maravilhosas(os)!

Outro dia fui fazer um brócolis e achei que seria interessante compartilhar com vocês formas de se aproveitar o vegetal como um todo. Esse verde maravilhoso é cheio dos nutrientes tudo.

No livro do Dr. Eric Slywitch, “Alimentação sem Carne” (que eu vou usar como fonte aqui bagarai), o Brócolis aparece em quase todas as tabelas como fontes de inúmeros nutrientes, porém é um bom aliado para o consumo de proteína, ferro (suas folhas) e muito, muito cálcio.

O brócolis que vamos usar aqui é o conhecido como Americano e você encontra em qualquer mercado. A sazonalidade desse vegetal tem início no mês de Julho e vai até meados de Janeiro (sei sei que estamos em Maio ainda, é importante SIM respeitar a sazonalidade dos alimentos, mas eu e ele nos olhamos e eu fiquei com uma puta vontade de comer brócolis).

Vamos lá aprender um pouco como aproveitar melhor esse seu Brócolis maravilhoso!!!!

Untitled design (9).png

  1. O Brócolis possui três partes que podemos aproveitar, as “mini árvores” (que é o que a gente geralmente come), o talo e as folhas. Para tirar as “mini árvores” do talo, a melhor forma é virar ele de cabeça pra baixo e cortar pelo talo;

Mini árvores.png

Mini árvores (1).png

2. Já que separamos as três partes. Vamos lá para a primeira receita? Iremos cozinhar as “mini árvores”. Eu não gosto delas muito cozidas, então faço elas de um jeito diferente. Coloco elas num bowl/cumbuca/tigela, coloco sal e água fervente. Depois cubro com um pano de prato e deixo abafado por uns 20 minutos e tá pronto.

Uma coisa que eu acho muito muito muito maneira e que eu chamo de mágica de verdade: é quando você colocar a água quente, o verde das mini árvores, que estão bem apagados, viram de um verde super vivo! Eu acho acoisamarlindadessemundo!

Mini árvores (2).png

Mini árvores (3).png

Mini árvores (4).png

Mini árvores (5).png

Mini árvores (6).png

3) Pode parecer estranho, mas o talo do Brócolis, que geralmente jogamos fora é delicioso!!!!! A gente vai cortar fora a base, dividir ele no meio e picar. Logo em seguida vamos refogar com um pouco de azeite, limão e sal até ele ficar dourado e está pronto. Você pode comer ele assim mesmo ou colocar numa torta salgada, muffin, misturar no arroz, sopa de legumes…

Untitled design (10)

Mini árvores (7).png

Mini árvores (8).png

 

Mini árvores (9).png

Mini árvores (10).png

Mini árvores (11).png

3) Trabalhamos com as folhas basicamente do mesmo jeito que com o talo. Vamos picar as folhas e refogar com um pouco de azeite e sal. Aqui eu vou misturá-las no arroz, mas você pode usar nas outras receitas citadas para o talo também.

Mini árvores (12).png

Mini árvores (13).png

Mini árvores (14).png

Mini árvores (16).png

4) Pronteeenho! Usamos o Brócolis todinho. Não geramos lixo e ficamos cheio dos nutriente tudo! Se tiver alguma sugestão de outras receitas, me envia! Espero que você não jogue mais nenhuma parte do brócolis fora!

Untitled design (11).png

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s