Lentilha = Vida!

Olá meus queridos,

Tudo bem com vocês?

Sei que falei lá no meu instagram que a próxima receita do blog seria a do bolo, porém semana que vem eu estou indo para Maceió e minha priminha querida, Lara, tem um canal no Youtube e vou fazer a receita com ela.

Um dos meus objetivos com esse blog é ajudar as pessoas que estão começando a se aventurar na cozinha. Quem foi morar sozinho, quem acha que cozinha é coisa de gente maluca, mas resolveu ser maluco tbm… Você que já manja dos paranauês também vai curtir o blog.

Hoje vou falar como fazer uma boa lentilha, para depois, você poder aproveitá-la em outras receitas que eu colocar aqui. Essa vai ser a base para receitas de: hambúrguer, almôndega, molho, sopa, quibe… Você vai poder pegar essa lentilha que tá na sua geladeira e transformar num montão de coisa facin facin de fazer.

Eu gosto dessa leguminosa pq ela é mais rápida do que as outras (feijões, grão de bico…). Para quem tem pouco tempo e tem que planejar/cozinhar ascoisadasemanatudo, é uma ótima pedida.

Alho

Ingredientes:

– 0,5 kg de lentilha deixada de molho por 12h;

– 1/2 colher de chá de cominho em pó;

– 2-3 folhas de louro;

– Sal (a gosto);

– 1 cebola cortada em meia lua (veja como cortar sua cebola)

– 2 dentes de alho picados;

– Azeite para refogar;

Paranauês:

1 – Primeiro vamos colocar a lentilha, o sal, o cominho e o louro e encher de água (até uns 3 dedos a cima da lentilha) na panela de pressão (vou confessar que quando eu comecei a cozinhar, morria de medo de panela de pressão, então essa panela da foto é uma de pressão elétrica que eu ganhei do meu marido- sim é isso mesmo! Hoje tá de boa, mas a penela já tá lá mesmo então a gente usa).

Untitled design (8).png

Untitled design (10).png

(Esqueci a foto da lentilha com a água galera)

2 – Deixar cozinhar na pressão até uns 10min após a panela começar a chiar pra ela ficar bem molinha, caso queira mais durinha, uns 6minutos.

3 – Quando sua lentilha ficar pronta, vamos temperar!! Só pegar uma frigideira, colocar um fio de azeite, acrescentar a cebola e o alho (eu tinha uma salsinha desidratada que eu coloquei também) e deixar ela dourar.

Untitled design (11).png

Untitled design (13).png

4 – Agora vem o pulo do gato, a melhor dica, o segredo, a fórmula… Tá vendo esse queimadinho que fica grudado na frigideira?! QUEREMOS TODO ESSE SABOR. Então o que fazemos: pegamos umas duas conchas da lentilha com bastante caldo, jogamos na frigideira, deixamos ferver rapidinho e devolvemos para a lentilha misturando um pouco para o sabor harmonizar e tá pronta!

Untitled design (14).png

Untitled design (15).png

Untitled design (16).png

Vamos para as dicas e considerações???

– Lá em casa a gente sempre fez lentilha tipo feijão, mas você pode fazer ela mais sequinha. Depois de temperar, você pode tirar o caldo, MAS NÃO JOGA ELE FORA. Como esse caldo está bem temperado, você pode congelá-lo e usar como um caldo de legumes (usa forminha de gelo que ai depois você só precisa tirar os cubinhos de caldos congelados);

– Porque precisamos deixar a lentilha e feijões de molho? Então queridos @s, de acordo com o livro mais sagrado de todos “Alimentação sem Carne” do Dr. Eric Slywitch, as leguminosas possuem uma grande quantidade de fibras e fatores antinutricionais (tudo isso gera desconforto na digestão e gases), portanto as deixamos de molho para ativar suas enzimas que ajudam a digerir as suas próprias fibras, reduzir esses fatores antinutricionais e deixar ele mais molinha para o cozimento. Sempre despreze a água que ficou de molho! “Quando os feijões ficam de molho na água por cerca de doze horas, o teor de fitato é reduzido em 85%” (Eric Slywitch).

– Panela de pressão vs panela aberta: Se você cozinhar a sua leguminosa em panela aberta, vai ver que ela acaba formando uma espuma que ocorre devido a liberação desses antinutrientes. Descartamos essa espuma tá?! No caso da panela de pressão, a espuma também se forma, mas infelizmente não conseguimos retirá-la. Caso você seja uma pessoa que possui muito desconforto ao consumir feijões e etc, aconselho a fazê-los em panela aberta.

– Você pode fazer uma grande quantidade dessa lentilha e congelá-la! É uma ótima, pois como vamos ver nos outros posts, você consegue fazer inúmeras receitas com esse ingrediente.

E por hoje é só pessoal!

Gostou? Comenta!!! Me segue lá nas redessocialtudo que eu adoro uma interação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s